Vê se isso é manchete de se colocar na capa do jornal bem no primeiro dia do ano! Em 1º de Janeiro de 1930, o jornal Diário Nacional fala da crise do café.

O chamado “ouro negro”, responsável por grande parte da riqueza do Brasil produzida na época, despencava nas bolsas internacionais por conta da famosa crise de 1929.
A quebradeira generalizada que ficou conhecida como a Grande Depressão começou nos EUA e afetou a economia de vários países. O preço do café despencou e o Brasil começou a imprimir a palavra crise nos seus jornais da época.
Para tentar entender o pânico que se espalhava o Diário Nacional fez um pedido curioso a seus leitores. É uma espécie de interação movida à lenha.
“(…) o Diário Nacional conta com a colaboração dos seus correspondentes (…) que enviem com máxima urgência informações detalhadas sobre o seguinte:
I) Qual a situação atual do proletariado agrícola na sua zona?
II) Qual o número aproximado de operários sem trabalho?
III) Quais medidas tomadas pelos poderes públicos de seu município no sentido de minorar a crise?
IV) Quais as medidas tomadas pelos fazendeiros no mesmo sentido?
V) Quais as medidas tomadas para proteção dos operários agrícolas?
VI) Qual a repercussão da crise no pequeno comércio e na pequena indústria?
(…)
Qual o tamanho da atual crise econômica?

Depois de quase um século da manchete sobre a crise do café, o Brasil discute mais uma vez o tamanho da crise. Ou até mesmo se estamos ou não tecnicamente mergulhados numa crise. Vamos repetir o esforço do Diário Nacional?
Responda a pesquisa e comente abaixo como anda a vida na sua cidade.
[ENQUETE]