Prometeram-nos um Brasil com futuro, você viu ‘ele’ por aí?

Por Marcelo Tas

Talvez a geração de hoje em dia nunca tenha ouvido a seguinte frase: O Brasil é o país do futuro! Pois é, muitos diziam isso, muitos brasileiros acreditaram nisso, e hoje, início do mês de outubro de 2015, o que vemos? O Brasil com sua economia em decadência, a inflação sem controle, o Governo aumentando vários impostos para arrecadar mais e para que? Afinal, o povo não recebe nada de volta, a democracia brasileira anda ‘sob suspeita’ depois de uma eleição tumultuada, se não bastasse tudo isso, ainda vivemos imersos aos inúmeros casos de corrupção que assolam este país. Vale a pena nesta hora lembrar os discursos políticos prometendo que a exploração da bacia do pré-sal iria fazer o Brasil entrar em um novo patamar de desenvolvimento e com isso os próximos anos seriam os melhores da história, sendo que até então, o ano de 2015 está prometendo ser um dos piores e mais penosos de todos os tempos. Por isso tudo, meus caros, o Brasil não é mais o País do futuro, nem tão pouco um País do presente. O Brasil é apenas um País despreparado para o crescimento.

Os brasileiros precisam encarar a realidade, para chegarmos a ser um País com algum futuro é preciso enxergar os próximos anos por meio de planos eficazes e medidas corretas que devem ser cumpridas, trabalhadas, realizadas para que tenhamos uma economia sólida e forte. Cuidar dos nossos talentos para aproveitar ao máximo as oportunidades, isso quer dizer, cuidar dos nossos talentos de forma criteriosa, planejada e responsável para construirmos um País forte no longo prazo.

Por isso precisamos jogar luzes na qualidade da educação dos brasileiros, a fim de criarmos bons profissionais e zelar pela correta relação entre conhecimento x competência x responsabilidade x honestidade. O descuido em qualquer uma destas etapas pode criar uma situação perversa tanto para a economia como para os seus agentes.

Os discursos dos políticos brasileiros precisam passar da teoria para a prática, afinal, estamos assistindo as indústrias brasileiras agonizarem e levaram junto para o buraco o nosso PIB. Ao contrário do que alguns possam pensar, a perversidade não está no lado das empresas nacionais, essa culpa é toda dos nossos governantes, afinal, eles discutem muito sobre os aumentos da classe política, dos gastos institucionais, das moradias das excelentíssimas autoridades e blá blá blá.

*Os brasileiros, em toda a sua história sempre sofreram do mesmo mal, o de não poderem usufruir plenamente do seu país. E isso acontece única e exclusivamente pela incompetência dos nossos representantes políticos que só prometem e nunca cumprem essas tais promessas: a de construir um País justo e descente com ações concretas para melhorar a vida de todos os Brasileiros.

O problema é que no Brasil não existem meios de cobrar dos nossos governantes os resultados que nos foram prometidos. Veja bem: Todo profissional custa algo para sua empresa, e ele é cobrado de acordo com seu preço, a questão é essa! Isso vale apenas para os cidadãos trabalhadores e, para os nossos políticos, isso não feito. Afinal, depois do termino do mandato de cada gestor público ele simplesmente vai embora e deixa a bagunça para o ‘próximo’, e assim o Brasil vai seguindo a sua triste história de desmandos e descasos com o que é público.

Para o Brasil ser um País com um futuro promissor é preciso enxergar os próximos anos por meio de planos e metas que precisam ser cumpridos, trabalhados, realizados para que tenhamos uma economia sólida e forte. Cuidar dos brasileiros significa proporcionar uma educação de qualidade, saúde digna, transporte de qualidade, segurança, moradia, emprego, impostos proporcionais à situação econômica de cada cidadão, acesso a cultura e ao lazer, ou seja, cuidar dos brasileiros de forma criteriosa, planejada e responsável para assim construirmos um País forte e estável no longo prazo.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário aqui

Nenhum comentário, seja o primeiro!

Voltar ao topo