Conheça o músculo que faz seu filho rir para a foto

Por Marcelo Tas

Antes de apertar os cintos, mamãe não resiste a tirar a foto do filho no avião. Estou a caminho de Goiânia para uma palestra. A criança está com o olhar iluminado pelo fascínio diante do brinquedo gigante voador. A luz favorece a foto, a mãe saca a câmera, aponta a lente e… “Vai, filho. Dê só um sorrisinho pra mamãe”. Pronto. Lá se vai toda espontaneidade da cena. 

Foto: reprodução Wikipedia

Image title

Por favor, um sorrisinho para a foto!

É uma academia do “diga-x”. Sem muito suor, nosso corpo é capaz de contrair voluntariamente o músculo zigomático maior. Quando fazemos isso, puxamos o cantinho da boca, alisamos os lábios e garantimos aquela foto sorridente como a família gosta.

Imagem: reprodução Wikipedia

Image title

O zigomático maior: um dos músculos mais exigidos na hora de tirar fotos.

As tentativas desastradas para conseguir um sorriso sincero na foto é mais uma questão muscular. O psicólogo Richard Wiseman, autor de pesquisas sobre sorrisos falsos, alerta que o corpo não tem preguiça para demonstrar alegria verdadeira nas expressões. Além do zigomático maior, trabalhamos vários outros músculos ao demonstrar um sorriso genuíno. O orbicularis oculi é um dos responsáveis por deixar a expressão mais feliz. Localizado ao redor dos olhos, é ele quem levanta as bochechas e provoca aquelas ruguinhas de expressão no canto dos olhos. 

Viu só? Conseguir o sorriso perfeito para a foto do seu filho exige uma boa ginástica. Na musculação facial, conseguimos imagens incríveis, desastrosas e muitas vezes hilárias. Antes dos bíceps e abdômen, chegou a hora da malhação do zigomático maior.

Envie as fotos dos seus filhos exibindo o sorrisão com a hashtag #MissãoTasDigaX.

A foto selecionada vai ilustrar a minha coluna na Revista Crescer. ?

Foto: Flickr @visitstpeteclearwater

Image title

Envie a foto do sorriso mais divertido do seu filho com a hashtag #MissãoTasDigaX

Deixe seu comentário

Digite seu comentário aqui

Nenhum comentário, seja o primeiro!

Voltar ao topo