Agora é olho por olho e dente por dente?

Por Marcelo Tas

O Youtube não para de lançar hits de pessoas fazendo justiça com as próprias mãos. Entre tanta violência e impunidade, a população resolveu arregaçar as mangas e se vingar dos bandidos. Os revoltados não medem o grau de violência para aplicar sua justiça sujando a própria mão de sangue se for preciso. Mas será que essa é a solução para o problema?

Muito antes de existir o Youtube, o povo da Mesopotâmia criou o Código de Hamurabi, um conjunto de leis para reger o reino da Babilônia. O documento está preservado em uma pedra gravada por volta de 1700 a.C. 

Escritura em pedra do Código de Hamurabi - Imagem: Wikipedia

Escritura em pedra do Código de Hamurabi – Imagem: Wikipedia

A Lei de Talião, a mais famosa do Código de Hamurabi, ficou conhecida até hoje por defender o “olho por olho, dente por dente”. A própria palavra Talião explica bem essa historia. Talis, do latim, significa “de tal modo”. Lex talionis é a lei que defende uma pena na mesma moeda do crime. Dessa forma, a reação contra o agressor deveria ser de tal modo à agressão. É o famoso bateu, apanhou. Matou, morreu. 

O art. 5º da Constituição Federal garante o respeito à integridade física e moral do preso. E você? Concorda com as pessoas que ignoram a justiça brasileira para fazer valer a justiça pelas próprias mãos? Reponda aqui embaixo. Vamos continuar essa conversa no “Papo de Segunda” hoje, ao vivo, às 22h, no GNT. 

[ENQUETE]

Deixe seu comentário

Digite seu comentário aqui

Nenhum comentário, seja o primeiro!

Voltar ao topo