O Sistema Cantareira ainda nem inteirou 20% e a NASA já achou água em Marte. Pois é. Será que a solução para a crise hídrica é literalmente de outro planeta?
Sem água não há vida. Mas se há água, teria vida fora da Terra? O anúncio feito ontem expande nosso imaginário extra-terrestre. A possibilidade de vida em Marte só aumenta. Mesmo que sejam seres microscópicos.
Não temos como saber quando será dada essa resposta. No entanto, a primeira viagem de colonização humana no Planeta Vermelho já tem data marcada: 2030. A expedição considerada suicida até por cientistas é organizada pela Mars One, uma organização sem fins lucrativos.
UM DETALHE: a viagem é só de ida.
Separamos 10 motivos para você jogar uma barra de cereal na mala e embarcar para Marte!
1. Á agua, claro.
Jim Green, diretor de ciência planetária da NASA, anunciou que “Marte não é o planeta seco que pensávamos. Em certas circunstâncias, existe água líquida em Marte”.
Imagem: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona
2. EXCURSÃO ORGANIZADA COM TUDO INCLUÍDO
A expedição Mars One vai levar seres humanos para colonizar Marte. Os planos de decolagem e pouso estão prontos. Previsão de chegada para 2030. Só tem um probleminha: a viagem é só de ida.
Reprodução: www.mars-one.com
3. CONEXÃO EM UM ASTERÓIDE
A viagem é longa. Nada mais justo que uma paradinha. A pausa da viagem está prevista para acontecer em um asteróide.
Reprodução: www.mars-one.com
4. Minha casa, mEU ESPAÇO
Nada de acampamento. A NASA está estudando a tecnologia e design apropriado para construir o novo lar para a população terráquea-marciana.
Imagem: reprodução NASA
5. Português será um dos idiomas de Marte
A brasileira Sandra Silva está entre as candidatas a embarcar na viagem sem volta da Mars-One. Aos 51 anos, ela topou abandonar Rondônia para encarar o dia-a-dia arriscado fora do nosso planeta.
Arquivo pessoal. Reprodução bbc.com
6. SELFIES LIBERADAS
O robô Curiosity enviou uma selfie em 2015. O registro só foi possível por causa de uma montagem com várias outras imagens feitas com um suporte para a câmera no estilo do nosso pau-de-selfie. O aparelho está em solo marciano desde 2012 investigando as possilidades de o planeta receber vidas humanas.
Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS
7. O ANO DURA MAIS
O período orbital de Marte é de 687 dias. O que significa que o ano marciano tem quase o dobro de dias do nosso. Para quem reclama que os anos estão passando rápido demais…
Gif e legenda: wikipedia.com
A distância média entre Marte e o Sol é de cerca de 230 000 000 km e seu período orbital é de 687 dias terrestres, como representado pela trilha vermelha, com a órbita da Terra mostrada em azul (animação).
8. Tem horta no espaço
Experimentos da NASA em estações espaciais indicam que é possível colher alface fora da Terra. O projeto foi desenvolvido para criar um jardim na Lua. Mas por que não levar a técnica para seu quintal em Marte? As sementes deste projeto foram desenvolvidas em condições de microgravidade. Com baixa gravidade, a planta e raiz crescem para os lados em vez do tradicional sentido baixo e para cima no nosso planeta.
Imagem: reprodução nasa.org
Melhor parar por aqui antes que você se esqueça da perfeição do Planeta Terra para as condições humanas. Será que conseguimos cuidar do nosso globo ou teremos que encontrar uma solução no espaço?