O Enem 2015 conquistou mais de 8 milhões de inscritos em 2015. Como acalmar tanta gente faltando menos de 24 horas para o início das provas?
Quais mitos são verdadeiros? Reunimos as melhores dicas dos sites do INEP, UOL, Brasil Escola e G1 para vocês.

1. É OBRIGATÓRIO USAR Caneta esferográfica preta de material transparente

Verdade. Você precisa usar caneta esferográfica com tinta preta. O motivo é simples: se preencher com a cor azul, a máquina que lê o gabarito pode não identificar o seu preenchimento. Canetas esferográficas são aquelas que possuem uma esfera rolante na ponta como a modelo BIC da foto acima.
2. Lápis, bocharra OU caneta de material não transparente pode eliminá-lo do Enem
Verdade. O site do Inep informa que portar durante a prova lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens pode eliminá-lo da prova.
3. Cópia DE DOCUMENTO autenticada não serÁ aceita
Verdade. Cópias, mesmo que autenticadas, não serão válidas. Confira abaixo a lista de documentos aceitos:
– Cédula de identidade (RG) emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
– Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
– Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;
– Certificado de Dispensa de Incorporação;
– Certificado de Reservista;
– Passaporte;
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
– Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.
Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.
4. É proibido levar celular no dia prova
Mito. O site Brasil Escola esclarece que o estudante pode levar seu celular, mas o aparelho deve ser desligado e colocado em embalagem específica com lacre, a qual é oferecida pelo Inep. No entanto, o órgão não se responsabiliza por perda ou dano ao objeto. Se o aluno for pego com o aparelho durante a prova sem a embalagem específica, poderá ser desclassificado.
5. Não inserir título na Redação elimina o candidato
Mito. O site Brasil Escola lembra que não será eliminado quem não colocar título na Redação. O texto deve ter 30 linhas. O título conta como uma das linhas.
6. Tirar fotos da prova desclassifica o candidato
Verdade. Não é permitido fotografar a prova e gabarito durante a realização da prova. O UOL lembrou vários casos de eliminação por fotos postadas em redes sociais. Clique aqui e veja a lista.
7. É permitido levar alimentos
Verdade. Alimentos para consumo são permitidos como água, chocolate, barra de cereal, suco e outros. Será permitido embalar seu lanche em potes transparentes. O edital não restringe tipos de alimentos. As bebidas devem ser levadas em garrafas transparentes sem rótulo. O site G1 preparou uma matéria especial sobre o comer antes e durante a prova. Clique aqui para ler.

Não adianta passar a noie em claro na véspera da prova. Aproveite a última noite antes do Enem para descansar e e dormir bem. Preparamos uma playlist no Spotify para você se desligar dos livros e curtir uma música numa boa.
Deixe o medo passar! Conte nos comentários qual a sua estratégia para controlar a ansiedade e mandar bem na prova.
Boa prova, classe!