TV Mundial - Como seria se tivéssemos um controle remoto que pegasse todas as emissoras do planeta?

01/05/2001 - Oca, Parque do Ibirapuera

Video instalação 'TV Mundial', na Oca do Ibirapuera

Como seria se tivéssemos um controle remoto que pegasse todas as emissoras do planeta?

E se cada um de nós tivesse um controle remoto para poder assistir todas as emissoras do planeta? Foi com essa pergunta que Marcelo Tas concebeu a primeira versão da "TV Mundial", em 1989, na Mostra Internacional Tucano Artes, no Rio de Janeiro. Naquela vez, ainda sem internet ou mesmo TV via satélite, foi formada uma rede de colaboradores que gravaram em fitas de VHS, no mesmo dia e hora, a programação da TV em 32 países diferentes.

Numa sala do centro de cultura Laura Alvin, as imagens foram dispostas dentro de uma instalação dando ao visitante, naquele final de década de 80, um gostinho do que viria algum tempo depois.

Em 2001, dentro do mesmo conceito, Tas recriou a "TV Mundial" para a exposição “50 anos de TV e +” apresentado na Oca no Ibirapuera. No Parque foram instaladas antenas parabólicas que pescaram do céu o sinal ao vivo de canais de todo mundo. Dentro, o visitante era o seu próprio controle remoto se deslocando de uma para outra das 34 janelas do pavilhão desenhado por Niemayer.