Aulas pela TV ganham novo formato

28/05/1995 - Estado de S. Paulo

Aulas pela TV ganham novo formato

Educação 

 


 

MarceloTas inventa personagens e cenários para tornar o Telecurso 2000 mais atraente

 

 

Júlio Gama

 


A segunda fase do Telecurso 2000 estréia amanhã com as aulas do 2º grau na Cultura (7h30 e 13h30) e na Globo (6h45). A novidade são os novos personagens interpretados por 16 atores que utilizam técnicas criativas para ensinar química, física, biologia, matemática, história e português. Em agosto, começam as aulas de inglês e também do curso profissionalizante..

 

Falar a língua do telespectador, liquidando o mito de que algumas matérias são chatas, é o desafio do diretor de criação do Telecurso 2000, Marcelo Tas. "Estamos trabalhando com linguagem próxima do aluno, de forma que ele aprenda sem perceber", explica. O diretor é subsidiado por pesquisas que traduzem o vocabulário e o cotidiano do público.

 

Um núcleo de professores da USP (Universidade de São Paulo) é agora responsável pela matéria de ciências.

 

Para as aulas de química foi criado o cenário da Banca do Clóvis, jornaleiro apaixonado pelo assunto, interpretado pelo ator Cássio Scapin. A aula começa sempre a partir do comentário de um freguês sobre uma manchete de jornal que pode ser sobre enchente, poluição, incêndio. "As pessoas não agüentam decorar a tabela periódica, mas se interessam ao perceber que a química está presente em seu dia-a-dia", diz Tas.